segunda-feira, 2 de novembro de 2009

E ai ficou nervoso no Vestibular ?

Adrenalina, tremedeira, o indesejável “branco”… justamente no dia da grande decisão. Tem como evitar?
Pergunte a um palestrante internacional, brilhante orador, o que ele sente momentos antes de sua apresentação. Nove entre dez respostas: um “friozinho” na espinha. Por mais que ele esteja preparado, não importa o quanto ele domine o assunto de que vai tratar, é mais do que normal se sentir inseguro nos momentos decisivos. Com o vestibluar, não é diferente. Mesmo que se domine 100% do conteúdo - o que é virtualmente improvável -, aquele é um ambiente que vai exigir do fera muito mais do que conhecimento: é necessário equilíbrio emocional, algo que não se consegue simplesmente com horas de estudo.

Para diminuir o nervosismo e a ansiedade, tranquilize a mente. Aquilo em que você foca sua atenção se torna maior. Se você visualizar muito a dificuldade que terá para fazer a prova, é bem possível que aumente a tensão de tal modo que questões fáceis pareçam impossíveis. Na maioria das vezes, quando travamos em certas questões, são besteiras que não vemos, detalhes que passam desapercebidos por falta de atenção. Por isso, mantenha o foco nas questões, e não em sua capacidade de resolvê-las ou não.

Mais importante de tudo: você NÃO FARÁ O VESTIBULAR 100% TRAQUILO E FELIZ; VOCÊ FICARÁ NERVOSO SIM, VOCÊ SE DESCONCENTRARÁ SIM, DARÁ UM BRANCO SIM!!! Como o mestre orador, vai dar um frio na espinha. Mas, assim como o mestre orador, todos nós vamos ter de fazer a bendita prova com o frio na espinha mesmo. Uma dica muito boa pra não deixar que isso te domine: decore o menos possível. Se você está acostumado a só decorar conceitos, fórmulas e métodos de resolução de questões, será muito mais fácil esquecer na hora, porque tudo não passam de “bizús”, coisas que você grava mas não entende. Procure aprender métodos que você consiga entender, captar, de um jeito que conseguiria explicar detalhadamente pra outra pessoa. Nós podemos achar que sabemos, mas se não conseguimos explicar pros outros, na verdade não dominamos. Chame seus amigos por aí e pergunte na cara-de-pau: deixa eu te ensinar isso? ^^

Pra ter segurança em um assunto, pergunte. Ficar calado não vai te ensinar nada. “Por quê?” e “Como?” serão eternamente palavras mágicas. Não deixe as coisas passarem sem que você entenda. Aproveite o momento em que os professores perguntam “Alguma dúvida?” pra dizer: Me explica tudo de novo, não entendi nada.

No mais, a prática traz maestria. Acostumem-se a ficar em situações desconfortáveis, em que vocês tenham que tomar a frente, porque assim vocês treinam o nervosismo; será algo muito útil inclusive em suas vidas profissionais. Quando você pensar em dizer “eu tou com vergonha/medo”, faça exatamente aquilo que você teme. 99% das vezes, não é tão difícil como parece. Aí, quando der o dia do vestibular, você faz a prova todinha assobiando…….. embora tremendo e suando frio.

11 comentários:

  1. interessante o texto, realmente todos ficamos nervosos em momentos decisivos, mas é bom pensar que não é apenas nós que estamos nervosos, também nossos concorrentes

    João Gabriel Vieira - Terceirão

    ResponderExcluir
  2. show, altos texto Otto é bom porque mesmo para aqueles que nao fizeram o vestibular da udesc que nem eu, mas ai está umas boas dicas para nos prepararmos para o vestibular da ufsc e tambem o enem ja que estes todos vao fazer.

    Mateus de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer que seja o desafio, nos deixa sempre com medo de enfrenta-lo

    Douglas Cabral 3ª

    ResponderExcluir
  4. Assim como o orador, ficou, todo mundo fica, nos da banda ali, ficamos com o "frio na barriga" na hora de tocar, mesmo sabendo que treinamos bastante para aquele momento da o frio, no vestibular a mesma coisa, e ainda é mais dificil, pois é muito importante, mas como o texto falo, o melhor a fazer é tentar ficar o mais calmo possivel, e não é só nos, é todos que estão ali fazendo que estão com o frio, como o gabriel falo!

    Lucas Flores - Terceirão

    ResponderExcluir
  5. mesmo nas horas de decisoes, quanto em uma hora de incerteza, ate mesmo por um resposta tao desejada esse tipo de " sentimento" o medo é algo normal a todos... com mulheres com uam prova nao importa nao tem com escapar, como um sentimento é algo q vem de dentro nao ah remedio para isso ainda, nao algum q tire suas outras capacidades ao menos.... enfim um fato muito cruel, talvez um defeito do ser humano, porem como gabriel disse q nao afeta apenas a um e sima todos incluse seus concorrentes em um vestibular ou inimigos de uma vida.



    Mauro - 3 e.m

    ResponderExcluir
  6. o nevorsismo em horas decisivas é um fator a ser superado


    Luiz Henrique
    terceirão

    ResponderExcluir
  7. Igor de Lima Teixeira9 de novembro de 2009 às 17:54

    Sabemos que o nervosismo é um dos grandes inimigos, não só do vestibulando, mas da população em geral, que sob pressão, acaba não dando 100% de si. Isto não é uma falha, porque todos nos ficamos nervosos antes de algo que consideramos importante, mas temos que aprender a conviver com esse nervosismo e faze-lo nosso aliado, porque é na hora da pressão que mostramos o nosso valor.

    ResponderExcluir
  8. Fazer um vestibular não deve ser muito fácil,tem que ter muita pacência na leitura e saber iterpretar muito bem,e é claro interpretar muito bem o que pede os enuciados,acredito que seja assim. Gostei dos conselhos do Otto,são de bom proveito e que siga assim para qualquer outro tipo de prova que realizarmos.


    Daniel B.B.Alves >Terceirão<

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post Otto. Além de dar dicas sobre o nervosismo na hora da prova, da até umas dicas de estudo. E é bem verdade o que ta escrito. Acho que todos nós competimos primeiramente com nossos anceios e nervosismos. Ele com certeza é o maior inimigo na hora do vestibular!

    ResponderExcluir
  10. É verdade. Ficar nervoso na hora na prova ja faz tu errar umas 5 questões pelo menos. O negócio é ficar tranquilo, durmir bem e fazer a prova com calma.

    Willian de Souza 3ª

    ResponderExcluir
  11. Tem que ter tranquiladade acima de tudo, pois mesmo nervosos, temos que procurar estarmos menos que nossos concorrentes.

    João Vitor 3ª

    ResponderExcluir