segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dicas de relaxamento

Não dá pra ignorar que o vestibular está chegando. Você passou o ano inteiro se esforçando e decorando fórmulas e regras só pra encarar as provas dos processos seletivos. Não, ainda não é o momento de deixar o estudo de lado para curtir uns dias férias. Mas também não adianta passar horas e horas mergulhado nos livros se você não tirar um tempinho para relaxar.

A psicóloga da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Dulce Helena Penna Soares afirma que não há uma receita única de atividades de relaxamento. "Depende do que a pessoa gosta mais de fazer para que ela tenha momentos de prazer, e não só de estudo", explica. O estudante pode ir ao cinema, fazer uma caminhada, ler um livro, praticar esportes, sair com os amigos para conversar e se divertir ou até mesmo tomar um banho mais demorado e relaxante... o importante é que ele consiga se desprender da tensão dos estudos.

"Tem gente que não sai nem para namorar, que corta todas as relações, e isso não é bom. Precisa ter um tempo para conversar com as pessoas. Claro que não é passar o fim de semana inteiro na rua, mas sim um determinado momento, de sábado à noite", esclarece Dulce. Mas CUIDADO: não vale exagerar na balada e acabar perdendo o pique de estudos no dia seguinte.

Outro alerta da psicóloga é que muitos jovens não aproveitam as horas de relaxamento porque ficam preocupados com o que deveriam estar estudando e acabam até se sentindo culpados. Segundo ela, o melhor é se dedicar inteiramente ao que você está fazendo no momento, pois só assim vai estar preparado para voltar aos estudos mais tarde. "É difícil porque o jovem não aproveita o tempo que está com os amigos, fica só pensando que deveria estar estudando e não está, aí não resolve nada", afirma.

Mas não é só de fim de semana que você precisa relaxar. Todo dia precisa de um momento de descanso para conseguir energia suficiente para guardar o conhecimento. Dulce aconselha uma pausa de pelo menos meia hora entre os estudos, no horário que cada um achar melhor. Pode ser um alogamento ou mesmo uma pausa para cuidar do lado espiritual - lembre-se, tudo depende dos seus gostos e do que vai fazer você se sentir melhor.

"O organismo precisa desse tempo de relaxamento. É uma questao biológica, espiritual e psicológica. É fundamental dar pequenos descansos para a mente durante o dia e durante o tempo de estudos", afirma a psicóloga. Uma dica é montar uma agenda de atividades, na qual o aluno deve escrever tudo o que faz da hora que acorda até a hora que vai dormir e criar um critério de cores para identificar a importância de cada atividade do dia a dia. Segundo ela, a agenda ajuda a organizar melhor o tempo livre.

Esportes

Não são apenas atividades mais tranqüilas que ajudam na hora de relaxar. Praticar esportes é uma ótima maneira de amenizar as tensões dos estudos e a pressão do vestibular. "A atividade física minimiza os efeitos dos hormônios da ansiedade", explica o coordenador de esportes e educação física do Colégio Magno (em São Paulo), Abel Ardigó.

Com base na pesquisa "Considerações sobre a aptidão física relacionada à saúde do pré-vestibulando", realizada no ano passado, Ardigó concluiu que um sono de qualidade, uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos são fundamentais para o sucesso do vestibulando, uma vez que melhoram a concentração, o rendimento e a perfomance do candidato na hora dos estudos e das provas.

A dica do coordenador é que você procure uma atividade física não extenuante, que faça com que o corpo tenha aceleração, eleve a freqüência cardíaca e melhore a capacidade cardiorrespiratória. "Se o aluno praticar esportes no mínimo duas e no máximo três vezes por semana ele consegue ter um padrão de excelência e aliviar a tensão". Ele ainda indica práticas como natação, hidroginástica, tai chi chuan, yoga e até mesmo jiu-jitsu para aqueles jovens mais agressivos.

Outro ponto para qual Ardigó também chama a atenção é a dedicação do aluno na atividade. Dedicação máxima aos estudos quando for hora de estudar e dedicação máxima a outras atividades quando for hora de descansar e relaxar a mente. "Se uma coisa começar a interferir diretamente na outra, você não está fazendo nada", completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário