segunda-feira, 25 de maio de 2009

Alimentos que ajudam a melhorar a memória

Você sabia que há alimentos que ajudam a melhorar a sua memória?

Se quer ficar com uma “memória de elefante”, deverá privilegiar o consumo de peixes como o salmão, o atum, a sardinha ou a cavala, ricos em ácidos gordos ómega-3, envolvidos na regeneração das membranas que envolvem os neurónios. Deve, também, incluir na sua alimentação os ovos, pois a gema contém colina, um precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória e ainda fornece diversas vitaminas do complexo B, nomeadamente a tiamina, a niacina e o ácido fólico. Estes favorecem a comunicação entre os neurónios, facilitando o raciocínio e a memória. Alimentos antioxidantes também ajudam na memória, já que ajudam a prevenir o envelhecimento das células contribuindo para boa saúde e vascularização do sistema nervoso.
Os nutrientes com maior efeito antioxidante são as vitaminas A, C e E, os minerais zinco e selénio e os pigmentos fitoquímicos betacaroteno, licopeno e antocianinas, que podemos encontrar nos frutos e vegetais amarelos, como a cenoura ou o pêssego, em frutos vermelhos, como os morangos, as framboesas, as amoras ou os mirtilos, ou em legumes verdes, como os brócolos ou os espinafres. Também os cereais integrais, leguminosas e frutos gordos, por serem ricos em vitaminas do complexo B, notadamente ácido fólico e vitamina B6, melhoram as ligações entre as células nervosas.
O azeite é, ainda, uma escolha importante para quem pretende fortalecer a memória, pela sua riqueza em ácidos gordos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Mas, também, pela presença de polifenóis e a vitamina E, antioxidantes que exercem efeito neuroprotector.
Mas todos os nutrientes têm importância para o cérebro: as proteínas fornecem a matéria-prima para a produção de neurotransmissores, mensageiros químicos que transmitem informações entre os neurónios; os hidratos de carbono fornecem a glicose, principal combustível para a actividade cerebral, e as gorduras entram na composição das membranas celulares, também dos neurónios.
Por seu lado, os antioxidantes são essenciais para o cérebro, não só porque o tecido nervoso está particularmente sujeito à oxidação, mas também pela sua sensibilidade aos danos resultantes da oxidação. Também os minerais são úteis ao bom funcionamento do sistema nervoso, nomeadamente o ferro, responsável pelo transporte de oxigénio, e o zinco, que evita a degradação e o envelhecimento dos neurónios. Por isso, já sabe, só com uma alimentação variada, completa e equilibrada, que forneça todos os nutrientes necessários à saúde, todo o organismo, e também a memória, funcionará melhor!