terça-feira, 20 de outubro de 2009

Doenças do sono

A Importância do Sono

É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos valores da sociedade industrial, esforçam-se por reduzir o número de horas de sono diário,. Com isso acreditam, provavelmente, que um corpo "treinado" para dormir menos nos permita ampliar o número de "horas úteis" do dia, mantendo o mesmo desempenho.
Pura ilusão ou, mais provavelmente, uma boa dose de ignorância sobre a importância que o sono tem no funcionamento de nosso corpo e da nossa mente.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo. Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .
Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque. Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.

O sono e os hormônios
A longo prazo, a privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que é durante o sono que são produzidos alguns hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento de nosso organismo. Por exemplo, o pico de produção do hormônio do crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone) ocorre durante a primeira fase do sono profundo, aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir.


As Fases do Sono


Fase 1 Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)
Fase 2 Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal
Fases 3 e 4 Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã
Sono REM Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória

Qual é o papel do GH? Entre outras funções, ele ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose. Estudos provam que pessoas que dormem pouco reduzem o tempo de sono profundo e, em conseqüência, a fabricação do hormônio do crescimento.
A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de carboidratos.
Com a redução das horas de sono, a probabilidade de desenvolver diabetes também aumenta. A falta de sono inibe a produção de insulina (hormônio que retira o açúcar do sangue) pelo pâncreas, além de elevar a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue, o que pode levar a um estado pré-diabético ou, mesmo, ao diabetes propriamente dito. Num estudo, homens que dormiram apenas quatro horas por noite, durante uma semana, passaram a apresentar intolerância à glicose (estado pré-diabético).
Mas qual é a quantidade ideal de horas de sono? Embora essa necessidade seja uma característica individual, a média da população adulta necessita de 7 a 8 horas de sono diárias. Falando em crianças, é especialmente importante que seja respeitado um período de 9 a 11 horas de sono, uma vez que, quando elas não dormem o suficiente, ficam irritadiças, além de terem comprometimento de seu crescimento (devido ao problema já mencionado sobre a diminuição do hormônio do crescimento), do aprendizado e da concentração.
É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, conseqüentes da falta do sono necessário. É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém - adulto ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.
Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.


Conselhos para Dormir Melhor

• À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam").
• Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
• Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
• Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
• Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
• Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
• Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
• Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
• Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.

È isso ai galera vamos cuidar bem do nosso sono, pois ele é super importante para nosso bem estar físico e mental.

17 comentários:

  1. Bem massa o texto Otto, é importante sabermos isso, assim nos controlamos melhor e temos um melhor desempenho em nossas vidas, mais animados, mais dispostos.

    João Gabriel Vieira - Terceirão

    ResponderExcluir
  2. o sono é importante para o desempenho deu am pessoa em tudo é isso
    OOOO TODO AVAIANO É CUZAO
    LUIZ HENRIQUE TERCEIRÃO

    ResponderExcluir
  3. interessante o texto Otto, da pra se tirar muitas lições dali. ASIUHSUIHASHS por isso que o orelha parece ser velho assim, de certo nao dorme direito.

    Mateus de Jesus 3ª Ano

    ResponderExcluir
  4. o sono é fundamental, para o desempenho de qualquer atividade do dia, um bom dia de sono pode render um otimo dia no seu trabalho, como na escola. Já uma noite mal dormida pode acarretar em varios problemas em seu dia.

    JOÃO VITOR TERCEIRO ANO

    ResponderExcluir
  5. Por isso eu durmo todo dia mal po, como um monte antes de dormir uahUHUahuh, valeu as dicas Otto

    Marcelo - Terceiro Ano

    ResponderExcluir
  6. è bom dormir bem, e mais do que dizem ser o minimo possivel, pois se tiver sono, perde totalmente a concentração nas coisas, na aula por exemplo, se nao tiver uma boa noite de sono, no outro dia nao vai se sentir bem para assistir a aula.

    Luca C. Flores - Terceirão

    ResponderExcluir
  7. Tipo preguiça bateu, acabei de chega do curso pre-vestibular sao 11:33, to cansado vim fazer isso pra poder dorir mais nao li o texto soh q posso argumentar sobre minha doença \o/, afinal tenhu insonias constantes sem remedio segundo o medico ainda nao é bom tomar... infim a insoia é uma merda pq primeiramente vc troca o dia pela noite, seu metabolismo muda, a fme almenta... é uma doença complicada, pois há pessoas q nao podem tomar o remedio o q as imcapacibilita de ter suceso em indefinidas areas inclussive em sua carreira.


    MAURO " É TERCEIRÃO PORRA!!!!!"

    ResponderExcluir
  8. Igor de Lima Teixeira26 de outubro de 2009 às 18:38

    Sabe, desde crianças escutamos das nossas mães que dormir é bom para o crescimento e principalmente para a cabeça. Depois de uma noite de bom sono, tudo melhora, inclusive nosso cansaço, que nesta época da vida é imenso.

    ResponderExcluir
  9. acho que eu sofro dessa porra ai mesmo kkkkkkkkkk vo ve se melhoro
    e tu gostas muito né mateus, feio pra cacete kkkkkkkkkk

    Douglas 3ª

    ResponderExcluir
  10. è muito importante mesmo dormir, a pessoa acorda mais diposta, tem mais facilidade de aprender as coisas, capta melhor o que é passado e com isso evolui mais.

    Maycon de Souza - Terceirão õ/

    ResponderExcluir
  11. e realmente o sono e fundamental, para o nosso dia a dia, para nos sentir bem e viver melhor...


    Mariane Vanini ' Terceirao

    ResponderExcluir
  12. Legal, dormir bem é essencial principalmente pra quem estuda, porque ajuda na memória, se a pessoa não dormir bem, acaba com os neurônios e pra lembrar de algo se torna mais complicado, infelizmente, isso se aplica a quem somente possui neurônios, claro :D

    Franciele e Gabriela (Y)

    ResponderExcluir
  13. quanto menos a gente dorme, menor a gente aprende. ainda bem que eu parei de dormir a tarde.. vou roubar a vaga do Thy na UFSC. HAHAH
    beeeijo Otto :*

    ILA :D

    ResponderExcluir
  14. Para as pessoas que estão prestes a enfrentar o vestibular é bem importante ter noites bem dormidas...

    Evelyn - 3º

    ResponderExcluir
  15. Dormir é realmente necessário, pois a falta de sono pode acarretar muitas consequencias graves e atrapalhar o desempenho psicológico de uma pessoa, portanto deveria ser mais valorizado.

    Fabiana - Terceiro

    ResponderExcluir
  16. Otto, muito interessante o texto sobre o sono, desde que nascemos, ouvimos dizer que é importante dormir pelos menos 6 horas por dia, mas quem está em ritmo de vestibular e ancioso com ele é bem dificil, mas faremos de tudo para ficar tranquilo e realizar uma otima prova.

    Aline Cristina Neis - terceirão

    ResponderExcluir
  17. Muito interessante esse texto..
    O que a Aline disse anteriormente, se aplica a mim, não consigo dormir bem, pois sou muito ansiosa.. Mas estou fazendo de tudo para conseguir dormir cedo!!

    ResponderExcluir